Durante muito tempo, conversamos sobre nossas idéias, nossas necessidades e sentimentos em relação aos caminhos que tomam o neopaganismo nacional. Com o passar do tempo e o amadurecimento, resolvemos que era hora de juntar mais de nós. A Idéia do Blog Tribos de Gaia é unir várias correntes do Neopaganismo brasileiro com o único objetivo de preservar a diversidade e garantir a liberdade de expressão dos nossos convidados.

segunda-feira, maio 14, 2007

Finalmente atualizações


Pois é pessoal, tem material novo lá no nosso querido site. São quatro colunas que estão uma delícia de ler!!!


Giancarlo - Mudanças através dos Arcanos Maiores


Gwydyon Drake - O Espírito Caçador


Pietra - Stregheria e Magia Vernacular na Itália


Sarasvati (que vos fala) - Paganismo e Cidadania


Já sabem né: LEIAM, DIVULGUEM e COMENTEM!!!!!!!!!



quinta-feira, maio 10, 2007

Eu sou "do" mal


Mais uma das observações dos meus alunos, mas que eu adoro.


Outro dia, num raro momento, meus alunos decidiram que não brincariam de personagens "bonzinhos"... Seriam "do mal". Não me lembro bem o que era realmente, se eram monstros ou se "se inspiraram" no Venom do Homem- Aranha 3 - que eles amam...


O fato é que eles se divertiram muito explorando esse lado.


O que me intriga e o que se mostra ao longo dos anos trabalhando na Educação Infantil é que as crianças se entregam a um grande senso de Maniqueísmo - ou vc é meu amigo, ou não é... Ou vc é "do bem" ou é "do mal" - e aparentemente, ser o contrário da ordem estabelecida é quase um sacrilégio entre eles.


Mas o lance é que se divertiram sendo "maus"... Se divertiram um pouco com o lado sombra do Herói. Gostei de vê-los explorando um pouco esse lado.


Tem horas que eu penso que a vida tem de ser uma Sombra. Se vamos só para a Luz, ela nos cega. Se vamos só para a Escuridão, nos perdemos. Então, porque não olhar dentro Escuridão, com os pés na Luz? Cria a Sombra, que nada mais é que o Caminho do Meio.