Durante muito tempo, conversamos sobre nossas idéias, nossas necessidades e sentimentos em relação aos caminhos que tomam o neopaganismo nacional. Com o passar do tempo e o amadurecimento, resolvemos que era hora de juntar mais de nós. A Idéia do Blog Tribos de Gaia é unir várias correntes do Neopaganismo brasileiro com o único objetivo de preservar a diversidade e garantir a liberdade de expressão dos nossos convidados.

terça-feira, abril 11, 2006

Fazer parte!

Passamos a vida desejando fazer parte de alguma coisa, seja quando pequenos ao iniciar nossas aventuras escolares (mesmo que ainda nem sequer tenhamos consciência dessa necessidade-claro), quando chegamos no tenebroso e inseguro período da adolescência, onde esse instinto grupal nos impele a encontrar nossos pares e podemos encarar a falta de sucesso nessa empreitada como fatal, e somos empurrados a ser parte na idade adulta de algum grupo ou coletividade que nos insira no mundo da competitividade de forma adequada e correspondendo às espectativas que sobre nós são depositadas...
Isto tudo ao longo de muitos anos nos quais essas espectativas em sua maioria são mais dos outros do que nossas.
Passando longo período das nossas existências sob essa premissa de "ter que fazer parte de" sem perceber ela se apropria da nossa vida, perdemos o referencial dessa necessidade e tomamos como nossa, as alhéias que nem sempre ou quase nunca são de fato as nossas!
Isso não somente em atividades sociais laborais ou de perfil acadêmico, como quando crianças e adolescentes, mas como um todo, pois terminamos por nos encaixar perfeitamente no padrão das espectativas da coletividade e assim damos continuidade ao esquema já estabelecido e aceito.
Mas podemos de repente despertar desse estado letárgico e tomar as rédeas das escolhas e quem sabe, optar por outros grupos, que mesmo sendo ainda coletivos, correspondam de verdade ao que esperamos...
É isso o que tenho a sorte de vivenciar hoje, escolhi este tema como apresentação nesse novo capítulo em minha vida: ser colunista da Tribos de Gaia, fazer parte de algo que casa com meu ideário, me sentir parte por encontrar pessoas que possuem idéias em comum comigo, mas que mesmo assim são diferentes a mim e que respeitam minha individualidade...
Então o fazer parte se torna delicioso, satisfatório e compenssador, pois o coletivo se encontra com a leitura pessoal, fugindo das imposições externas, e sim compreendendo meu ponto de vista e respeitando-o sem condições quanto à padrões para poder ser e fazer parte!