Durante muito tempo, conversamos sobre nossas idéias, nossas necessidades e sentimentos em relação aos caminhos que tomam o neopaganismo nacional. Com o passar do tempo e o amadurecimento, resolvemos que era hora de juntar mais de nós. A Idéia do Blog Tribos de Gaia é unir várias correntes do Neopaganismo brasileiro com o único objetivo de preservar a diversidade e garantir a liberdade de expressão dos nossos convidados.

domingo, maio 07, 2006

Mentiras...


"Lo que más me molestó no es que me hayas mentido sino que, de aquí en adelante, no podré creer en ti."
Frederich Nietzsche

A mentira em si é uma traição do momento e intenção, é traição do antes e depois, é criar um mundo imaginário onde os partícipes quase nunca sabem que participam dele...Mas a conseqüência maior é perder para sempre a capacidade de acreditar em quem montou o teatro e nele nós fez marionetes...Mesmo que aquele que mentiu mude, jamais mudará em nós a descrença, e o vácuo perene da fé em alguém que quis tornar-nos incrédulos.Seja no amor, na amizade, em família, no trabalho, a mentira possui o mesmo peso, nos manipula momentaneamente para jogar-nos de repente ante a realidade de que permanecíamos no universo da mentira sem saber dela.O mentiroso mente primeiro para si mesmo: crê que sua mentira jamais virá à tona. Tomo este tema hoje, porque últimamente tenho me deparado com fatos que envolvem mentira e engano dentro do mundo virtual, e daí? dirão muitos, "quem está na chuva é para se molhar", dirão outros. Sim! Mas se podemos inventar personagens para agradar, ou para desagradar, porque então não optar por ser nós mesmos? Por que empregrar este meio para disseminar a descrença e o medo perante o outro? Quantos em muitas comunidades têm recusado novas amizades por medo? E ao agir assim estão acionando a auto-presevação, mas também deixando quem sabe de conhecer pessoas boas, interessantes e positivas.
Posso ser o que quiser no mundo virtual, mas simplesmente posso ser quem sou e gostar disso, e ao gostar, outros também podem gostar igualmente!
Esses encontros e desencontros nos quais a mentira é o foco ocorrem também com pessoas do meio pagão, que se digladiam entre si, por um lugar ao sol, ou quinze minutos de fama e celebridade e para tanto não possuem a capacidade de ser autênticos e "dar nomes aos bóis", se escudando nesses perfis falsos, nick names que na verdade enterram o nome da pessoa e a fazem crer piamente que é esse outro EU, temível, destemido e poderoso com palavras...mas sem essência, sem conteúdo suficiente como para te olhar e te dizer: "você me incomoda, porque vejo em você o que eu gostaria de encontrar em mim, por isso te ataco, para destruir o que jamais sereí".
Mas nem tudo é assim tão péssimo! Há pessoas maravilhosas que possuem a honestidade de manifestar seus sentimentos abertamente e permitir que saibamos que fazemos algum bem, que somamos mesmo que nunca os tenhamos visto!

Mil Bênçãos dos Antigos,

Luciana

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Luciana,
Vc foi direto ao ponto.
Mas, de tão desgastante dá até preguiça... uma pena, que ainda percam tempo assim.
Enfim...
Que Ela te abençoe.
Évora

domingo, maio 07, 2006 9:15:00 PM  

Postar um comentário

<< Home